sábado, 11 de setembro de 2010

Um Sucesso Chamado Doña Barbara


Ano:2008
Emissora:Telemundo
Inicio: 04 Agosto 2008
Termino:21 Maio 2009
Episodios:191
Tema: Dame tu Amor (Estela Diaz)

Doña Bárbara é uma telenovela colombo-estadounidense produzida em 2008 por RTI Televisão, uma das tantas adaptações tanto cinematográficas como televisivas da popular novela homónima de Rómulo Galegos. Desta vez é levada ao ecrã garota pela corrente estadounidense Telemundo, que escolhe como protagonista à actriz mexicana Edith González.

Sinopse: 
Doña Bárbara Guaimarán é uma rica terrateniente, inclemente por uma experiência traumática que teve em sua adolescencia, quando foi violada por um grupo de sanguinarios piratas que assassinaram a seu pai e ao primeiro amor de sua vida, um maestro chamado Asdrúbal.
A mulher voltou-se poderosa, sua palavra é lei no povo do Progresso e seus arredores. Tem acumulado grandes terras e manadas extensas de ganhados, a maioria por meios ilegais tais como o engano e o suborno a servidores públicos locais. É a dona da fazenda O Medo, vizinha de Altamira, pertencente a Santos Luzardo.

Luzardo tem voltado ao Arauca após mais de vinte anos de ter partido para o estrangeiro onde se fez advogado. Sua intenção inicial é ir a Altamira para vendê-la já que na capital espera-o Luisana, sua noiva. Mas, ao chegar descobre que tem uma dívida com a terra que o viu nascer e decide levantar a fazenda que tem ido decayendo em anos de abandono. Também descobre que seu capataz, Balbino Paiba, tem estado trabalhando de forma disimulada para doña Bárbara com o fim de lhe roubar ganhado e o despede, lhe demonstrando aos peones de seu finca que o equilíbrio do poder da região está a ponto de mudar.
 
Pouco a pouco, Santos inteira-se do estado das coisas: da queda em desgraça de sua primo Lorenzo Barquero, antigo dono do Medo, que dantes se chamava A Barquereña, a mãos de Doña Bárbara. Descobre também a seu prima, Marisela, filha adolescente de Barquero e Bárbara, que se criou como uma selvagem, vivendo desde menina em um lugar chamado A Chusmita, ao lado de seu pai alcohólico.
Cedo, Santos descobre que Doña Bárbara, aliada com um antigo amigo do pai de sua filha, se aproveitou da paixão que acordava em Barquero e de sua queda no alcoholismo para lhe fazer assinar um documento falso no que lhe vendia a fazenda. E uma vez sentindo-se dona da Barquereña, mudou-lhe de nome e jogou à rua a Lorenzo e a Marisela, que era ainda muito pequena.

Assim, Marisela, repudiada por sua mãe desde o dia de seu nascimento, tem crescido na choça da Chusmita e seus únicos apoios têm sido Juan Primito (um criado de doña Bárbara) e Eustaquia, nana de sua mãe. Ao conhecê-la e vê-la suja e sem educação, Santos decide ocupar-se de sua prima e de Lorenzo (que sofre de cirrosis e está a morrer) e lhos leva a viver com ele a Altamira. Seu propósito é curar a Lorenzo de seu alcoholismo e converter a Marisela em uma señorita.

Doña Bárbara sente-se atraída por Santos e trata de conseguí-lo por todos os meios. Santos corresponde-lhe, mas resiste-se a cair em seus braços, já que à cada momento descobre dela alguma mentira ou armadilha, sem contar com que a gente ao redor lhe atribui assassinatos e fraudes. Santos se esfuerza por crer nela para a poder amar e a cada vez que está a ponto de lhe dar seu voto de confiança descobre algum novo facto que lhe demonstra que Bárbara o enganou: por exemplo a tentativa de mudar ilegalmente os limites que dividem às duas fazendas ou o roubo de 500 cabeças de ganhado por parte da peonada do Medo.

Ao final: Doña Bárbara está em uma missão, rio abaixo. Cuida-a uma monjita e há muitos meninos. Bárbara vai-se de viagem e volta carregada de medicinas e de presentes para os garotos e ajuda à freira com a missão. No entanto, tem uma doença que nunca pôde curar bem. Santos e Marisela casam-se - ninguém interrompe o casamento nem há nenhuma catástrofe. Só que Bárbara lhe envia por uns pescadores, os pendentes que seu primeiro amor, o maestrito Asdrúbal, lhe tinha presenteado. Chegam-lhe no médio do casamento e Marisela põe-lhos, pois sabe que significam que sua mãe pensa nela e a quer. Anos depois: Antonio e Cecilia seguem casados, têm a Toñito e a Luzia e são felizes. As terneritas seguem casadas e têm vários filhos. Gervasia, que perdeu a Carmelito, tem encontrado um noivo e está feliz com ele. Genoveva ao final decide dar-lhe o sim a pajarote (após ter dois meninos) e casam-se. Santos e Marisela têm dois meninos e Marisela está a ponto de dar a luz. Ao final, a menina nasce no dia do casamento de Genoveva. Essa noite, na missão, Eustaquia e Melquíades aparecem-se-lhe a doña Bárbara e convidam-na a ir ao céu. Doña Bárbara entende que está morrida e se monta na canoa com eles. "Com quem vamos?" pergunta Doña Barbara. "Com Deus e com a Virgen," contesta Eustaquia.

Elenco: 
 

'Doña Barbara'(Edith González): Cacíca de cuatreros e brujeadora dañera ela mesma e aconselhada do “sócio” diabólico, também foi uma vez donzela apaixonada que viu frustrado seu amor e cegar o romance de toda ternura no desenfreno dos asaltantes.






Santos Luzardo'(Christian Meier): É um jovem que representa a esperança daquela gente que vivia baixo a anarquía, corrupção, roubos e barbarie representada em Doña Barbara.







Lorenzo Barquero'(Roberto Mateos): Filho huérfano, estudante, orador com um bom futuro e passado enigmático; mas a quem a vida pôs-lhe em seu caminho sua própria destruição. Primo de Santos Luzardo, os quais estavam separados por uma linha divisória de inimizade criada por seus antepassados.





Marisela'(Génesis Rodríguez): Fruto de um amor que nunca existiu entre Lorenzo Barquero e Doña Barbara. Ela é uma rapariga mau educada, andrajosa, ingénua, desasiada, abandonada à interperie, e que estava a tutela de um homem que dependia do álcool. A ela a vida lhe brinda uma grande oportunidade.






Atuacao Especial

Maritza Rodríguez.... Assunção Vergel
Javier Alexander.... César Barqueros
Luís Mesa.... Félix Luzardo
Jencarlos Canela…. Asdrúbal
Hermel Valenzuela…. Lorenzo Barqueros/Jovem
Katie Barberi…. Cecilia Vergel
Arap Bethke…. Antonio Sandoval
Paulo Quevedo…. Balbino Paiba - (Assassinado pelo Sapo)
Raúl Gutiérrez…. Coronel Pernalete
Lucy Martínez…. Eustaquia - (Assassinada pelo Sapo)
Iván Rodríguez…. Melesio Sandoval
Martha Isabel Bolaños…. Josefa
Alberto Valdiri….Mujiquita
Marcelo Cezán….Florencio Reis "O Quitadolores"
 
Com
Juan Pablo Shuk…. Gonzalo Zuluaga
Amparo Moreno.... Casilda
Daniela Tapia…. Gervacia
Luto Velasco…. Melquiades "O Brujeador" - (Assassinado pelo Sapo)
Mimi Morais…. Altagracia
Alejandra Sandoval…. Genoveva
Pedro Rendón…. Carmelito - (Assassinado por León)
Gary Forero…. León Mondragón(Assassinado por Pajarote)
Roberto Manrique.... Maria Neves
Andrés Ogilvie-Browne…. Juan Primito
Paula Barreto…. Luisana Requena
Bibiana Corrales.... Melezia
Adriana Silva.... Josefina
Jimmie Bernal…. William Danger
Andrés Felipe Martínez…. Tigre Mondragón
Tiberio Cruz…. Pajarote
Esmeralda Pinzón.... Federica Pernalete
Naren Daryanani…. Onza Mondragón
Hebert King.... Dom Encarnación
Humberto Arango Fidel Castell/ O Sapo - Assassinado por Doña Bárbara
Hernán Méndez
Hermes Camelo…. O Chepo - Assassinado por Doña Bárbara
Julio Pachón
Jaime Correa
Alejandro Muñoz
David Noreña
Enrique Poveda
Nicolás Votteler
Nicolás Menino
Edgar Durane
Abel Monteaya.... Raúl
Daniel Lara.... Pablo
Promo 1

Entrada

17 comentários:

  1. RAFAELA DE MOURA REBEIRO5 de maio de 2011 13:37

    oi, novela, Dona Barbara
    sbt, noite 17;45,
    eu sou fã dela,

    ResponderExcluir
  2. Dona barbara é demaaais!Novela maravilhosa estou amando.
    tambem neh com a minha Edith gonzalez protagonizando. rsrsrsrsrsrsr ;D
    qe pena que o sbt não quiz compra-la foi um desdeperdicio de audiencia mas fazer o qe neh! agora a cnt esta batendo a band e a rede tv em horario nobre!:)

    ResponderExcluir
  3. por que q ela não fica com santos?

    ResponderExcluir
  4. que pena que o sbt nao quiz cobrar agora o cnt esta com audiencia e o sbt nao rsrsrsrs vai passa novelas brasileiras silvio que vc só vai para traz

    ResponderExcluir
  5. amo dona barbara ! o sbt so esta passano porcaria parabens cnt

    ResponderExcluir
  6. Excelente novela! Um das melhores histórias que já vi até hoje. Essa novela iria arrebentar no SBT. Uns 20 pontos, com certeza! Fico feliz pelo CNT. Lamento, apenas, que em muitos lugares ainda não há a transmissão do CNT.

    ResponderExcluir
  7. Esta novela é maravilhosa! Acabei conhecendo atores novos da dramaturgia mexicana...

    ResponderExcluir
  8. Dona Barbara é a 3 melhor novela mexicana que ue ja vi, só perde pra Amor Real e Coraçao Selvagem, e só nao é primeira porque eu acho que Barbara e Santos tinham que terminarem juntos, mas msm assim ainda é um Fenomeno, e concordo que seria 20 pontos de audiencia facil !!! vacilou SBT mas ainda ta em tempo ja que a cnt na maioria dos estados é uma tv fechada, Dona barbara seria um marco assim como a Ursupadora e Maria do Bairro !!! sem contar que a atuaçao da Edith como Dona Barbara é a melhor que eu ja vi uma atriz fazer em todos os tempos !!!

    ResponderExcluir
  9. Dona barbara a melhor novela de todos os tempos a Edith gonzalez é demais, ainda mais com o gostosão do christian meier... e a genesis também são otimos atores eu admiro muito o trabalho deles. sbt só vai pra tras com as novelas brasileiras que só são copias das mexicanas..

    ResponderExcluir
  10. PORRA A NOVELA MELHOR DE TODAS QUE EU JA VI NA MINHA VIDA SANTOS VOCE E BONITO MAIS E MUITO MENTIDO SOU MAIS O ANTONIO BONITÃO ATE DE MAIS.

    ResponderExcluir
  11. NOVELA EXELENTE BARBARA VOCE E FODA

    ResponderExcluir
  12. Fala sério,essa novela é o máximo!!! Mas perdi o início e só consegui ver algumas partes pela internet _ o que me deixou ainda mais louca para assisti-la completa. Tomara que o sbt mude de posição e decida compra-la. Tenho certeza que daria muita audiência. Edith dá um show de interpretação.

    ResponderExcluir
  13. Dona Bárbara é uma das melhores novelas. Nunca havia assistido ao canal da cnt, mas assim que me disseram que estava transmitindo a novela, comecei a vê-lo, infelizmente já havia passado metade ou mais. Consegui ver poucos capítulos pela net, e estou desesperada para assistir as cenas de Bárbara e Santos. Edith realmente é uma grande atriz,sua interpretação é impecável e, sem dúvida, a novela é capaz de alcançar picos de audiência. Tomara que o sbt também a transmita, afinal CORAÇÃO SELVAGEM foi transmitida pelas duas emissoras.

    ResponderExcluir
  14. Dona Barbara é imperdivel,mas não gostei desta historia que Santos vai ficar com Maricela,Barbara e Santos,casal perfeito,infeliz escolha do autor ao destruir um amor tão sensacional....

    ResponderExcluir
  15. não gostei do final de dona barbara cnt ela não deleria morrer e nem a maricela ficar com o santos a dona que tivia ficar com o santos

    eu te amo dona barbara

    ResponderExcluir
  16. que pena que perdi os ultimo capítulos de doña barbara,nem assistir o final.estou de ferias e aqui em minas não pega CTN.

    ResponderExcluir
  17. Volto aqui pra falar que a novela Dona Barbara se tornou a melhor novela de todos os tempos e olha que eu sou fã de Roque Santeiro e Amor Real, mas DB foi impecavel, assim como eu torci pro Roque ficar com a Porcina em Roque santeiro eu torci por Barbara e santos, mas hoje vejo que porcina e Sinhozinho nao podiam ficar separados entendo tambem que Santos E Maristela tambem tinham que ficar juntos, ... gente a reta final de Dona barbara Foi UM espetaculo, a cena em que barbara mata o sapo queimado foi genial, uma das melhores cenas de todos os tempos,os destaques da trama pra mim, MELHOR ATRIZ ( Edith Gonzalez ) MELHOR ATOR ( Luto Velasco…. Melquiades "O BruXO" ) MELHOR ATRIZ COADJUVANTE ( Katie Barberi…. Cecilia Vergel )Melhor ATOR COADJUVANTE ( Arap Bethke…. Antonio Sandoval ) MELHOR VILÃO DO ANO ( Humberto Arango Fidel Castell/ O Sapo ) MENÇÃO HONROSA ( Lucy Martínez…. Eustaquia ) Revelação do ano ( o Joãozinho )

    ResponderExcluir